domingo, 6 de novembro de 2011

RECURSOS FEDERAIS



Quantos Municípios estão atentos às possibilidades de recursos, advindos do Governo Federal, para elaboração de planos e projetos urbanísticos? Quantos gestores estão preparados para inscreverem as suas propostas e dirigirem as suas equipes na execução destes projetos na busca dos citados recursos? 

Com ou sem preparação as sistemáticas serão abertas no site do Ministério das Cidades. “Sistemática” é nome dado à metodologia, normas e meios de se inscrever e enviar um projeto para obtenção de recursos federais (neste caso). Mais precisamente, entes públicos, Estados ou Municípios, através do Chefe do Poder Executivo ou seu representante legal.

Encontram-se publicados o manual para o PROGRAMA FORTALECIMENTO DA GESTÃO URBANA – através da Assistência Técnica para o Planejamento Territorial e a Gestão Urbana Participativa. Este tem como finalidade reforçar a capacidade técnica e institucional dos municípios nas temáticas de planejamento urbano e gestão territorial através de ações de assistência técnica e capacitação, com base nos princípios estabelecidos pelo Estatuto da Cidade, de forma a garantir o direito à cidade e a inclusão social.


Também o manual para o Apresentação de Propostas de REABILITAÇÃO DE ÁREAS URBANAS CENTRAIS para Apoio à Elaboração de Planos de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais de Capitais e Municípios Integrantes de Região Metropolitana e Apoio a Projetos de Infraestrutura e Requalificação de Espaços de Uso Público em Áreas Centrais de Capitais e Municípios Integrantes de Região Metropolitana. Este tem como objetivo promover o uso e a ocupação democrática das áreas urbanas centrais em municípios integrantes de Regiões Metropolitanas e capitais, por meio de ações integradas que promovam e sustentem a diversidade funcional e social, a identidade cultural, a vitalidade econômica e a preservação do patrimônio histórico e cultural.

ATENÇÃO GESTORES: O cadastro abre ainda este ano!